sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Exercícios

Aula do dia : 03/08/2018
   Fizemos os exercícios número 1, 2 e 3(A,B,C,D) da página 222 e o número 4(A,B,C,D) e 5(A,B,C) da página 224.
   1-Em grupo: Surgida no governo Vargas, a Petrobras manteve o Monopólio da extração, do refino e do transporte marítimo do petróleo brasileiro por 43 anos. Em 1997, uma lei determinou a quebra desse monopólio. O fato gerou polêmica : uns defendem que, sendo um produto estratégico, o petróleo devia continuar sob controle do estado brasileiro; outros argumentavam que a concorrência barateia o custo e beneficia o consumidor. Reflitam e reformulem a opinião de vocês por escrito.


2- O que foi o contragolpe desfechado pelo Marechal Teixeira Loot, em 1955?

3- Leia o texto a seguir com atenção.

   A última cartada
   
      O segundo governo Vargas(1950-1954) não transcorreu em clima de tranquilidade, tendo o presidente sofrido, sistematicamente, a oposição da maioria da imprensa e de grande parte de setores políticos e militares. Mas, em agosto de 1954, uma grave crise se instalaram com o atentado ao jornalista Carlos Lacerda, desencadeando um impasse de graves proporções, onde se opunham um presidente eleito, gozando ainda de grave popularidade, e uma ferrenha e aguerrida oposição civil e militar, que acusava o governo, especificamente o próprio Vargas, de estar envolvido em um "mar de lama". Tudo isso, é bom lembrar, tendo como cenário a Guerra fria, que alimentava o medo aos comunistas e também aos sindicalistas.
    A tensão chegou a tal ponto que a renúncia do presidente foi pedida, ficando claro que, se ele não se afastasse, seria deposto mais uma vez. Foi nessas circunstâncias que Vargas se matou, num derradeiro golpe político que visava reverter uma situação que vinha beneficiando os antigetulistas. Lançando sobre eles seu cadáver , Vargas, como escreveu na carta-testamento, oferecia seu corpo em defesa do povo e da patria, saindo da vida para entrar na História. Nunca se saberá o que teria acontecido no Brasil caso Vargas não tivesse se matado. Mas é certo que sua morte transformou o equilíbrio das forças políticas vigente, bloqueando o golpe que se armava e possibilitando a manutenção da legalidade constitucional , com a realização das eleições para presidente, em que saiu vitorioso Juscelino Kubitschek. Importa assim ressaltar o "sucesso" imediato do suicídio para a manutenção da democracia do Brasil.

A) Caracterize o segundo governo Vargas com base no texto. Use suas palavras.

B) De que forma a Guerra fria afetou o segundo governo Vargas?

C) Com base em seus conhecimentos sobre o assunto e no texto, é possível concordar com a autora quando ela afirma que o suicídio de Vargas foi um golpe político desfechado por ele contra seus adversários? Justifique.

D) O que a autora quis dizer com "sucesso" imediato do suicídio para a manutenção da democracia no Brasil?

4- Leitura e escrita em História.

A) Responda de acordo com o texto da página 223: de que forma a sociedade reagiu às tentativas de impedir o avanço da democracia na eleição de Vargas (1950), na eleição da chapa Juscelino-Goulart, em 1955, e na luta pela posse de Goulart, em 1961?

B) De que forma o autor explica a vitória dos trabalhistas em 1954, 1955 e 1961?

C) Segundo o autor, o que possibilitou a vitória dos conservadores e da extrema-direita em 1964?

D) O autor desta obra acredita na democracia como valor. E você, o que pensa sobre a democracia?


5- Você cidadão!

A) Em dupla: reflitam, debatam e opinem sobre a atitude da costureira Roda Parks narrada no texto acima.

B) Escreva um pequeno texto sobre a luta por direitos civis levada adiante pelos afro-americanos nos Estados Unidos, com base nos seguintes pontos: a segregação racial; as táticas usadas por king; a Lei dos diretos Civis.

C) Em grupo: debatam, reflitam e opinem sobre o seguinte trecho da Lei dos direitos Civis:
   O título 2 da página 223 proíbe a discriminação racial e religiosa em lugares de acomodação pública, em cuja definição estão incluídos teatros, arenas esportivas, hotéis e outros locais de alojamento [...], restaurantes, postos de gasolina, lojas e estabelecimentos de comércio localizados no interior das instalações acima nomeadas, ou que os contenham.

Publicado por : Roger Lopes Albuquerque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário